quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil nas olimpíadas 2012

Muita gente me pergunta o que eu penso sobre o desempenho do Brasil nas olimpíadas. Até o momento, de modo geral, acho que nossos resultados estão dentro do esperado. Se seguíssemos a opinião sempre otimista da TV, com certeza estaríamos mais uma vez decepcionados. No entanto, acho mais coerente avaliar o desempenho dos nossos atletas baseando no verdadeiro suporte que lhes é dado.

Acho mais justo avaliar separadamente modalidade por modalidade. Primeiro, tomamos em mente as modalidades olímpicas que tivemos brasileiros. E em seguida, associaremos com o investimento dado a elas nas últimas décadas.
Sobre o futebol, sem muita coisa para comentar. É nossa obrigação irmos bem, ganhar medalhas. 

O volei, tanto de quadra quanto de praia apresentam desempenho favorável, de acordo com o investimento, estrutura e apelo cultural dado a esta modalidade. 

A ginástica também mostrou um desempenho melhor que das últimas olimpíadas, tivemos resultados inéditos. Confesso que não sei se a estrutura e apoio dados a esta modalidade justificaria um melhor desempenho.

Gostei da participação do basquete masculino, que a 16 anos não participava. Chegou até onde podia.  

O handebol feminino já surpreende, independente do que vier. Para mim, uma das principais surpresas. Espero que não seja o famoso "fogo de palha".

O desempenho da natação foi resultado do valor que lhe damos. Especificamente, fiquei decepcionado com o resultado de Cielo. Mas continuo otimista, parece que estamos conseguindo renovar atletas nesta modalidade.

Sobre o atletismo, achei a participação brasileira muita boa se pensarmos no investimento que lhe é dado. A perda das medalhas de Mauro e Fabiana, até então, campeões mundiais, é reflexo da grande pressão sobre eles. Diferentemente do volei e futebol, atletas do atletismo com nível mundial de rendimento são raros no Brasil. Quando teremos outro campeão mundial no salto com vara ou no salto em distância? Ou seja, o peso é muito grande nas costas destes atletas.

O judô mais uma vez fez sua parte, com muitas medalhas. Desempenho bastante coerente com o investimento dado aos nossos judocas.
Como esperado, as modalidades de melhor investimento apresentaram resultados mais favoráveis. Acredito que uma política voltada para o incentivo do esporte seja o caminho mais seguro para melhorarmos nosso desempenho em olimpíadas.

Reforço que todos os atletas são verdadeiros heróis nacionais, independente se ganharam medalha ou foram eliminados na primeira seletiva, pois, na maioria dos casos estiveram lá por si e não por ajuda de patrocinadores ou do estado.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário