segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ciência/musculação

Estudo de conclusão de curso dos alunos do curso de Educação Física da Universidade de Itaúna, MG, mostrou que exercícios para o mesmo grupo muscular pode apresentar resposta cardiovascular diferente. Veja mais detalhes no resumo abaixo:


PRESSÃO ARTERIAL, FREQUÊNCIA CARDÍACA E DUPLO PRODUTO EM EXERCÍCIOS RESISTIDOS DE DIFERENTES POSIÇÕES

Repetição, L. J.a, Almeida, M. S. L.a, Borba, D. A.a

aFaculdade de Educação Física, Universidade de Itaúna – Brasil

Palavras chave: resposta hemodinâmica, posição corporal, exercício resistido,

Objetivo
Avaliar as respostas hemodinâmicas entre dois exercícios resistidos de posições corporais diferentes.

Métodos e resultados
Participaram do estudo voluntariamente nove homens e duas mulheres saudáveis (Idade: 24,3 ± 3,8; MC: 75 ± 12,5; Estatura: 174 ± 11,8; PAD: 71,8 ± 7,5; PAS: 116,3 ± 10,2; FC: 70 ± 10). Foi realizado o teste de 1RM nos aparelhos banco flexor e mesa flexora. Após 24 horas, estes mesmos exercícios foram utilizados na familiarização que consistiu em três séries de 20 repetições a 55% de 1RM com um minuto de intervalo entre as séries. Após 48 horas, o mesmo protocolo da familiarização foi utilizado de modo aleatório, no qual, foram mensurados as pressões sistólica, diastólica (PAS e PAD) através do método auscultatório e freqüência cardíaca (FC) com uso de cardiofrequencimetro, antes e após cada série. O produto da PAS e FC foi utilizado para calculo do duplo produto. A ANOVA de dois fatores com medidas repetidas indicou semelhança nas variáveis PAD, PAS e na FC entre os dois exercícios (p>0,05). Entretanto, o DP foi significativamente maior na mesa flexora comparado ao banco flexor (p<0,05). Todas as variáveis foram significativamente maiores na terceira comparada a primeira série (p<0,05).

Conclusão
A mesa flexora apresentou resposta hemodinâmica superior ao banco flexor. Portanto, exercícios resistidos com objetivos semelhantes podem apresentar resposta cardiovascular diferente. Além disso, faz-se necessárias outras investigações para melhor esclarecimento dos mecanismos responsáveis por tal resultado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário